Austrália vai construir a maior fábrica de energia solar concentrada do mundo
Na Austrália, um novo projeto prepara-se para construir a que será a maior fábrica de energia solar do mundo no modelo “energia solar concentrada com torre única.
Neste modelo, heliostatos refletem a luz do sol para uma torre central, aquecendo uma mistura de sal fundido que, em contato com a água, produz vapor no seu interior. Este vapor aciona então as turbinas e os geradores de eletricidade.
Para estocar calor e operar 24 horas, mesmo em dias de pouca radiação solar, as fábricas usam sofisticadas tecnologias de armazenamento térmico, que mantêm milhares de litros de sal fundido a temperaturas elevadas.
Na Austrália, um novo projeto com este modelo segue à risca esta ideia de grandeza. Quando estiver concluída, em 2020, a fábrica deverá vir a ser a maior instalação de “energia solar concentrada” com torre única do mundo – uma vez que há outras fábricas deste tipo, com mais de uma torre.
Batizado como Aurora Solar Energy Project, o empreendimento será construído pela SolarReserve e gerará cerca de 495 gigawatts-hora de eletricidade por ano, o que será suficiente para abastecer até 90 mil famílias.
O montante suprirá cerca de 5% das necessidades totais de electricidade da região em que o empreendimento está a ser construído, no sul do país.
Produção noturna
A tecnologia do sal fundido pode armazenar até 1.100 MW de energia, o que equivale a cerca de oito horas de armazenamento de saída máxima. Isso dá à fábrica a capacidade de produzir eletricidade de forma contínua – mesmo durante a noite.
Também Israel está a construir um enorme complexo solar com torre, que faz parte do projeto nacional israelita de energia, Ashalim. A instalação solar irá combinar energia solar térmica com energia solar fotovoltaica e armazenamento de energia para atingir uma capacidade combinada de 310 MW.
A maior instalação de energia solar térmica no mundo é Ivanpah, na Califórnia, nos Estados Unidos, que tem três torres com capacidade de geração de 392 MW.
Cristal Solar - 2017 @ todos os direitos reservados